Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O ITAOCARENSE "MAGRO", DO MPB4, MORREU EM SP

Antônio José Waghabi Filho, carinhosamente chamado Magro, nasceu em Itaocara em 14 de novembro de 1943. Compositor, arranjador e vocalista, integra, ao lado de Rui, Aquiles e Miltinho, o quarteto MPB4, o principal grupo vocal masculino da música popular brasileira. A última apresentação de Magro com o grupo foi no dia 8 de junho.
Segundo a família, o velório será na Beneficência Portuguesa de São Paulo, no bairro de Paraíso, na Zona Sul da capital paulista, pela manhã desta quarta. O corpo será cremado nesta quinta (9), no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste.
Começou seus estudos de piano com Pepita Machado ainda em Itaocara. Na cidade natal, fez parte, como segundo clarinetista, da banda de música Sociedade Musical Patápio Silva. Em 1959, mudou-se para Niterói (RJ), onde estudou com Eumir Deodato e Guerra Peixe (teoria musical), Isaac Karabtchewsky (regência) e Vilma Graça (solfejo), além de ter recebido orientação na prática de arranjos instrumentais com o maestro Lindolpho Gaya.
No MPB4, inicialmente atuando como vocalista, instrumentista e arranjador vocal, a partir do segundo disco do grupo ele passou a assinar também composições e arranjos instrumentais, tendo participado diretamente da elaboração de 30 trabalhos do grupo. Entre eles, os arranjos vocais para as canções: Lamentos (Pixinguinha e Vinícius de Moraes), Roda Viva (Chico Buarque), Cálice (Gilberto Gil e Milton Nascimento). Com o grupo MPB4 foi ganhador de três prêmios Sharp na categoria Melhor Grupo Vocal. O uníssono é perfeito, as vocalizações (quase sempre escritas por Magro) mudaram o conceito de arranjo vocal e ainda hoje constituem a fórmula em que se baseiam os arranjos vocais. O conjunto de seus discos memoráveis forma uma antologia do que melhor se produziu na MPB - afinal, eles são homônimos da sigla e de certa forma responsáveis por ela.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG