Arquivo VAGALUME

terça-feira, 29 de maio de 2012

FALECE NO RIO O COORDENADOR DA OBRA "LOGRADOUROS DE MIRACEMA"

Luiz Carlos ao centro, de camisa azul, no primeiro encontro do grupo "Conterrâneos e Amigos de Miracema".
Hoje recebi uma triste notícia, através do Facebook do jornalista miracemense Renato Mercante. Faleceu no Rio de Janeiro o coordenador da obra "Logradouros de Miracema", o engenheiro ferroviário e genealogista Luiz Carlos Martins Pinheiro. Conheci Luiz Carlos através de um grupo virtual, que tratava de coisas da terrinha. Com ele aprendi muito, não só sobre genealogia, mas principalmente sobre cidadania.
A obra "Logradouros de Miracema" que no início sofreu inúmeras barreiras políticas, culturais e de outros gêneros, evoluiu graças à vontade desse cidadão honorário de Miracema e da Tia Ricarda (Ricarda Maria Leal Alvim). Ele, amante de história e de genealogia, nos ensinou a importância de zelar pela memória das famílias, das pessoas e da cidade.
Miracema ganhou um excelente trabalho, ainda incompleto, afinal o desejo era que fosse mesmo reconstruído a todo momento, mas que já nos apresenta importantes resultados em vários setores da sociedade miracemense.
As escolas de Miracema, os exemplos que tenho são de educandários particulares, já mostram claramente a utilidade da obra no ensino de crianças das mais variadas idades.
Um de seus maiores desejos era ver recuperada a memória ferroviária de Miracema, através de sua estação, hoje utilizada como rodoviária, juntamente com o pórtico da Fábrica de Tecidos São Martino. Fez solicitações por escrito a vários prefeitos, mas faleceu sem seu desejo realizado. Quem sabe um dia, como uma estrela ilumine esse seu sonho...
Tudo o que aprendi com Luiz Carlos me dá a certeza de que ele viveu cada momento como se fosse único e vai com a certeza do dever cumprido.
Desejo ao filho e filhas, genros e nora, netos, irmãos, amigos e parentes que tenham o conforto no exemplo de vida que deu a todos, o nosso eterno amigo Luiz Carlos.

2 comentários:

Meninas de MIRACEMA disse...

PAZ E CONFORTO À TODA A SUA FAMÍLIA. QUE ESTE VERDADEIRO FILHO DE MIRACEMA TENHA UMA GLORIOSA TRAJETÓRIA DE LUZ. QUE JESUS O CONDUZA.

Meninas de MIRACEMA / 30 maio 2012

JMAquino disse...

Nossas orações. JMAqino/famíliapauseun are

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG